domingo, 21 de julho de 2013

Momento Bonecaria: Mãe cinco minutos

As vezes queremos super proteger nossos filhos do mundo , livrá-los de qualquer ameaça que possa se estender até eles, talvez consigamos fazê-lo enquanto pequeninos, quando tudo ao nosso redor ainda
cabe em nossas mãos e nos sentimos os super-heróis capazes de criar uma couraça da aço fazendo-os sentirem-se seguros a cada passo de suas vidas.

Mas eles crescem , minhas amigas, e os problemas e decepções crescem com eles e inevitavelmente rompem a couraça que  lhes demos, e assim fica a pergunta:  Como orientar nossos pequenos grandes adultos?

Acho que nenhum psicólogo seria capaz de nos passar esta fórmula, mas o mínimo que podemos fazer, é pelo menos enquanto pequenos, passar a eles uma educação, que contenha sim, pequenas frustrações 

a fim de que eles tenham conhecimento da existência deste sentimento tão decepcionante, mas necessário a formação de um ser saudável e com possibilidades de adaptações a novas regras e respeito a opinião alheia, mas nunca, nunca desistindo de seus sonhos.

foto retirada da internet
Chorar faz parte deste caminho, e nós choramos juntos mostrando nossa cumplicidade, e somos pais justamente para mostrar que há sempre um novo caminho a ser seguido.

foto retirada da internet
foto retirada da internet
Contar a eles que o sentimento de ser deixado sozinho com seus próprios sentimentos, sejam eles quais forem, também faz parte deste processo, e que estar sozinho consigo mesmo as vezes nos ajuda a nos conhecer melhor e nos tornar mais fortes para enfrentar determinadas situações com mais coragem.
Precisamos ouvir a nossa voz, porque ela sempre tem muito a nos dizer.Temos que gostar de nossa própria companhia, porque é através dela que organizamos em nós aquilo que é de maior importância em nossas vidas:  nossa independência pessoal - momento em que dizemos coisas a nós mesmos que não gostaríamos de escutar de outro e levamos isso como verdade íntima e prioridade em nossa conduta.
Por isso,  ser sincero consigo,  mesmo nos momentos mais delicados,  pode sim fazer uma enorme diferença em suas escolhas.

Na verdade o que os filhos já devem saber é que nós pais queremos ver sempre  um enorme sorriso estampado em seus rostos, é o que nos dá maior prazer neste caminho trilhado, mas se não der para ver hoje,  irei sempre lembrá-los, que com certeza amanhã dará, espere e verá!!!


Foto retirada da internet


                                                                                                                           by vivian ribeiro              

Nenhum comentário:

Postar um comentário