sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mãe 5 minutos

Boneca mãezinha 1970
Considero umas das bonecas mais lindas fabricadas pela Estrela

Não adiantaria começar falar durante 5 minutos com os filhos sem antes ter uma visão um pouco mais complexa da educação, então vamos ver algumas coisas que acho importantes não passar em branco. Bem, vou mostrar um pouco dos tópicos que pesquisei ao longo destes anos e que me ajudaram muito no "momento o que fazer?", afinal tenho três filhos nas idades de 21, 22 e 7 anos.

Na verdade não existe fórmula para se criar filhos, nem manual da mamãe de primeira viagem que dê certo - juro que procurei!! - acho que o que realmente vale é o bom senso, que as vezes parece que terá curta duração, mesmo assim, não se apavore porque no final todos sobrevivem...

Acho que nos tempos de hoje fala-se muito em liberdade, mas devemos frisar que a maior liberdade que o ser humano tem é a liberdade de escolha. Na minha opinião, devemos mostrar aos nossos filhos que a qualquer momento eles podem escolher o que farão nos próximos passos e que a responsabilidade vem como consequências destas escolhas.

Desde pequenos - de forma apropriada a idade - devemos mostrar aos filhos a fórmula da ação e reação, ou seja, aquilo que você escolhe para si terá uma resposta positiva ou não a sua qualidade de vida. Sim, a escolha é sem dúvida sinônimo de liberdade, há milhares delas a serem feitas pela vida - umas acertadas outras equivocadas, mas é assim que fortalecemos o nosso feeling perante a vida,  entre acertos e erros, e acredito que o papel dos pais é fundamental neste momento: estar presente nas escolhas dos filhos faz toda diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário